top of page

Um segredo no coração da Serra da Estrela

  • Foto do escritor: jessicafilipasantos
    jessicafilipasantos
  • 28 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Se fechar os olhos, consigo trazer algumas das minhas memórias mais felizes para o presente.

O silêncio da montanha, a brisa que acompanha o caminho, o cheiro maravilhoso dos pinheiros e os trilhos deixados por tantos amantes da Natureza, que fizeram dela o seu ofício.


A paisagem que se preenche aqui e ali, com pastores e as suas ovelhas; a neve que pinta de branco tudo à sua volta (onde muitos, como eu, viram neve pela primeira vez); as vitrines repletas de queijos, frascos de mel e licores e, que dividem o espaço das lojas com estantes cheias de meias, gorros e muitas outras peças de lã; a beleza do Covão d’Ametade, que tem o dom de nos fazer sentir pequeninos; a Serra mais famosa e, sem dúvida, uma das mais deslumbrantes de Portugal.


E foi exatamente no topo da Serra da Estrela, que encontrei um dos meus sítios preferidos – a Casa das Penhas Douradas.


Recebidos de forma extremamente simpática por uma equipa que, de sorriso no rosto, se mostra sempre atenciosa e disponível, esta Casa tornou-se o local perfeito para uns dias a dois.


Para ajudar a cortar o frio que se fazia sentir na rua, à chegada, foram-nos entregues toalhas quentes, com cheiro a rosmaninho; ao final da tarde, quando apreciávamos a vista de uma das salas, foi acesa a lareira para que o ambiente fosse o mais acolhedor possível.

E aos poucos, através destes pequenos detalhes, este lugar tornou-se especial.


Construído de forma consciente e amiga do ambiente, com materiais como a cortiça e, elegantemente decorado, é o reflexo de temas que promove – a lã e a Serra.


Com quartos e suites com vistas de cortar o fôlego, uma piscina interior aquecida e um spa que inclui sauna, massagens e banho nórdico, é um verdadeiro paraíso, envolto na mística cultura da Serra que, se une a um compromisso de sustentabilidade tão necessário.


Para os amantes de gastronomia, existe ainda um restaurante de sabores e vinhos regionais, que delicia os mais curiosos. Uma harmonia de sabores e saberes da montanha que se gravam na memória.


Com diversos packs e atividades e, a cerca de 3h30 de Lisboa, este pequeno segredo a 1500 metros de altitude, é o lugar ideal para uma escapadela romântica, ou até, para uns dias a sós.


Não deixem de espreitar a varanda para ver o céu, que se enche de estrelas à noite, ou de conhecer o espaço exterior do hotel.


E claro, visitem o website da Casa das Penhas Douradas para ficarem a saber mais sobre tudo que o grupo Burel Mountain Hotels tem para oferecer.


Uma das experiências mais inesquecíveis, num lugar incrível, que vou poder guardar na máquina fotográfica que era do meu avô e, que fez esta primeira viagem na minha mochila.


  • Jéssica Filipa Santos




Comentarios


Subscribe here to get my latest posts

© 2035 by The Book Lover. Powered and secured by Wix

bottom of page