Pelas ruas de Lisboa
- jessicafilipasantos
- 29 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Uma Lisboa animada, repleta de gente, num dia frio de Outono.
No canto de uma das ruas da cidade, um dos meus sítios preferidos da capital. Um local com história, contada até nas paredes, ou através do cheiro típico de uma livraria com mais de dois séculos e, da agitação que enche as 7 salas.
Cerca de 1732 surge em Lisboa, pela mão de um senhor chamado Pedro Faure, a livraria "El Dorado" - que acaba por mudar para "Pedro Faure e Irmãos Bertrand", quando estes assumem parte da gestão do espaço, uns anos mais tarde.
Como tantos outros edifícios únicos da época, também esta livraria foi destruída durante o terramoto de 1755, tendo sido reconstruída no mesmo local 18 anos depois. E, ainda assim, cruzou a sua história com a de monumentos nacionais, como a Basílica da Estrela e conheceu nomes como Bocage, Eça de Queiroz e Oliveira Martins.
Após passar por diversas fases, como as publicações Magazine Bertrand e até o período de ditadura - sobre os quais se pode ler mais no website cujo link deixo no final da publicação - é em 1933 que assume o nome pelo qual nos chega aos dias de hoje, Livraria Bertrand S.A.
E em 2011, é eleita pelo Guinness World Records como a mais antiga do mundo, em funcionamento.
Sem dúvida, um sítio onde gosto sempre de voltar! 📚🖋📍
- Jéssica Filipa Santos
Comments