Pelas memórias de Pessoa
- jessicafilipasantos
- 20 de fev.
- 2 min de leitura
Vamos falar de um dos escritores portugueses mais icónicos? Ou melhor, vamos visitar a casa que habitou nos últimos 15 anos da sua vida?
Sim? Então venham com o “Mochila Às Costas”, ao Bairro de Campo de Ourique, conhecer a Casa Fernando Pessoa!
Fiz esta visita há cerca de dois anos, mas como gostei tanto de cada detalhe, decidi trazer esta experiência (e sugestão) para o blog. Afinal, não é todos os dias que podemos conhecer o espólio de alguém tão especial e, que se tornou Tesouro Nacional.
Desde cedo que nos falam sobre a obra de Pessoa na escola, sobre a sua vida e a importância que reflete a nível nacional e internacional. Mas acredito que nessa época não prestei a atenção devida à complexidade do que me ensinaram.
Por isso, anos mais tarde – e já depois de realizar visitas guiadas onde falo de parte do seu percurso – foi com muito entusiasmo que fui conhecer este espaço de memórias.
Dividida por capítulos, a exposição estende-se por três pisos.
Aqui, começamos por conhecer os heterónimos de Fernando Pessoa – e acreditam que se estima que tenha criado mais de 70?
Entre retratos, objetos pessoais, documentos, obras de arte, uma reconstituição do quarto de Pessoa, uma sala de leitura e muito mais, esta Casa, aberta ao público desde 1993, concentra em si a essência de uma mente brilhante.
Na verdade, há uma pergunta que me surge incessantemente, quando penso nos meus autores preferidos… o que será que eles gostam de ler? E até esse ponto nos é respondido, através da biblioteca, tão peculiar, com os seus mais de 1300 livros repletos de anotações, que pertenceram ao poeta.
Mas a minha parte preferida foi sem dúvida a sala onde, entre folhas penduradas do teto, se encontram, o que se diz terem sido as últimas palavras do autor: “I know not what tomorrow will bring.”
Não me posso claro esquecer, do Jogo do Desassossego, que achei brilhante e que, foi distinguido nos prémios da Associação Portuguesa de Museologia.
Se tiverem curiosidade de saber mais sobre a programação, o serviço educativo ou até mesmo sobre os prémios e distinções, não deixem de passar por aqui: https://www.casafernandopessoa.pt/pt/cfp
Deixo-vos algumas fotografias e claro, convido-vos a ver o pequeno reel de quando visitei a Casa Fernando Pessoa: https://www.instagram.com/p/CtgNTjloP6b/
No final da minha visita, tive a certeza de algo em que já tinha pensado várias vezes: o quanto eu gostava de ter conhecido Fernando Pessoa.
Conseguem imaginar-se a conversar com alguém que escrevia poemas, pelo menos desde os 7 anos, mas que afirmava que “escrever não constitui profissão, mas uma vocação”?
Sem dúvida, aconselho a visita!
Jéssica Filipa Santos
Comments