Livraria do Mercado - À Descoberta da Vila Literária
- jessicafilipasantos
- 1 de jan.
- 2 min de leitura
E se Óbidos for ainda mais interessante do que esperávamos?
Conhecida por ser uma das mais estimadas e bonitas vilas medievais portuguesas, é desde 2015 muito mais do que isso – é Cidade Criativa da Literatura, classificada pela UNESCO.
Não vos posso esconder que já gostava desta vila, pelo carinho à Rainha Santa Isabel, a quem D. Dinis a ofereceu, pertencendo desde então, à Casa das Rainhas.
Mas hoje, venho falar-vos sobre a Vila Literária, que curiosamente surgiu após a transformação de uma igreja em livraria.
“Fora da caixa” e (positivamente) original, são para mim as palavras de ordem!
Contudo, a melhor parte, é que a iniciativa não ficou por aqui e assim, diversos outros espaços, foram reaproveitados para livrarias especializadas.
Quanto a mim, decidi passar pela livraria de Santiago e pela Livraria do Mercado, das quais vos deixo algumas fotografias.
Mas claro que vou querer voltar, para visitar todas as outras, que não consegui desta vez.
A minha preferida foi sem dúvida a segunda! Harmoniosamente fundida no Mercado Biológico e, de prateleiras repletas de livros usados (em diversos idiomas e com diferentes temáticas), encontra-se em funcionamento todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00.
Em terras de ginjinha servida em copinhos de chocolate, com um castelo a perder de vista, são também acolhidos dois importantes eventos literários: o Festival Literário Internacional de Óbidos (FÓLIO) e, o Latitudes – Literatura e Viajantes.
Se quiserem saber mais, deixo-vos um link para que possam espreitar outras curiosidades, como as Residências Literárias e muito mais: Óbidos Vila Literária | CM Óbidos
A transbordar história pelas ameias, Óbidos é um postal de casas brancas com faixas amarelas e azuis, onde as ruas se enchem de gente e memórias.
Uma vila e uma panóplia de experiências a não perder!
- Jéssica Filipa Santos
Comments